Um tópico para novos históricos negativos, ou novas ideias para históricos negativos já existentes. Este primeiro que fiz possui uma mecânica semelhante a de Contatos, onde se testa o nível do histórico para se obter algum resultado. Tal qual o histórico negativo Inimigo, este possui o potencial de toda uma história para se livrar dele, além de prejudicar o personagem em outras histórias.
Novo Histórico Negativo
A seguir você encontra um novo Histórico Negativo: Assombrado. Como outros Históricos Negativos, adquirir níveis nele concede pontos de aprimoramento extras na criação de personagem. Contudo, o personagem estará constantemente acompanhado de uma presença sinistra que pode prejudicar a ele e a outros com quem conviva.
Assombrado
Por algum motivo, você é perseguido por uma ou mais entidades que parecem decididas a prejudica-lo. Apesar de as horas do dia serem seguras, durante a noite eventos sinistros ocorrem ao seu redor. Sempre que está sozinho, ou na presença de poucas pessoas, existe a chance de um efeito poltergeist se manifestar. Talvez um antigo desafeto morto esteja buscando vingança, ou o personagem herdou uma assombração que vem perseguindo sua família, ou apenas deu o azar de nascer em uma linhagem amaldiçoada com o ódio de algum poderoso morto inquieto. Suas noites costumam ser sinistras, e qualquer pessoa próxima experimentará esse horror.
Sistema: A cada cena em que os requisitos da assombração forem cumpridos, faça um teste de Assombrado (dificuldade 3 + número de pessoas na presença do personagem). No caso de uma falha, nada acontece, mas o número de sucessos determina que uma manifestação ocorre, e também sua intensidade. A dificuldade desse teste pode ser alterada por outros fatores.
- Iluminação: Se o personagem estiver em um local bem iluminado com luzes fortes, a dificuldade aumenta em +1.
- Som: Se o personagem estiver em um local barulhento, com música alta e/ou muita conversação, a dificuldade aumenta em +1.
- Manifestação: Se já tiver havido alguma assombração na mesma noite, a dificuldade aumenta em +1 para cada manifestação anterior.
Pesadelos: O personagem não pode fugir de sua assombração através do sono. Dormir durante a noite é considerado uma cena, então deve haver um teste de Assombrado normalmente. Nesse caso, a manifestação poderá ocorrerá nos sonhos do personagem, e cada sucesso reduzirá em um a quantidade de Gladius a ser recuperada através do descanso (até o mínimo de 0).
Efeitos: No caso da assombração se manifestar, a temperatura ambiente cai ao redor do personagem, ficando incomodamente frio. Em seguida, dois ou três eventos podem ser percebidos para cada sucesso no teste de Assombrado. Os eventos variam conforme a situação, sendo os mais drásticos reservados a manifestações com maior número de sucessos. Todos que presenciem essa manifestação devem fazer um teste contra um estado emocional de acordo com o número de sucessos do teste (Pavor: 1 sucesso; Histeria: 2 sucessos; Pânico: 3+ sucessos).
Alguns exemplos do que pode acontecer em uma manifestação da assombração:
- As luzes elétricas do ambiente enfraquecem, deixando tudo em uma penumbra, ou até falham de vez escurecendo de vez o local.
- Aparelhos eletrônicos que produzam som, como rádios ou celulares, sofrem falhas, chiam, apresentam ruídos e distorções sinistras.
- Aparelhos eletrônicos que produzam imagens, como televisão ou computadores, sofrem falhas e distorções sinistras, podendo produzir imagens sombrias que não deveriam produzir.
- As sombras parecem aumentar e se mover de forma errada, gerando vultos sinistros no limiar da visão.
- Enxames de criaturas asquerosas, como baratas, aranhas ou ratos, parecem surgir saindo de frestas e cantos escuros, apesar de serem ilusões e alucinações.
- Paredes e/ou tetos descascam, formam bolhas, se distorcem como plástico maleável estendido por mãos ou rostos sinistros, ou até mesmo sangram.
- O chão parece engolir os pés de quem caminha sobre ele, afundando ou se quebrando.
- Corredores ou outras distâncias parecem se estender interminavelmente, dando a impressão de se estar preso independente do quanto tente fugir.
- Um cadáver pálido e/ou putrefato surge de repente agarrando um braço ou pé, com um toque gélido, abrindo a boca ameaçadoramente, para desaparecer em seguida, podendo voltar a surgir vindo de outra direção.
Adquirindo/Perdendo Assombrado: O personagem pode se tornar Assombrado após a morte de um desafeto particularmente determinado. Se tiver o Histórico Negativo Inimigo, este pode ser trocado por Assombrado, caso o narrador aprove a ideia.
Perder Assombrado envolve lidar com a entidade que persegue o personagem, seja destruindo-a, aprisionando-a ou apaziguando-a. Contudo, qualquer perda permanente deste Histórico exigirá que o personagem o reduza gastando pontos de experiência para “pagar” pelos níveis perdidos.