Ao Cair da Noite
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ao Cair da Noite

Fórum para discussão e criação do RPG Ao Cair da Noite, de Tiago José Deicide Galvão Moreira, autor de Anjo: A Salvação e Demônio: O Preço do Poder.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Ataque de Reação

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
O Pi

O Pi


Mensagens : 90
Data de inscrição : 01/06/2015
Idade : 36

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptySeg Ago 22, 2016 6:05 pm

Um ataque de reação é uma manobra própria, ou é apenas um ataque diferenciado, mas no qual eu posso escolher a manobra usada normalmente? Ou seria apenas um uso alternativo da manobra Golpe Rápido?
Ir para o topo Ir para baixo
Deicide
Admin
Deicide


Mensagens : 112
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 43

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptyTer Ago 23, 2016 12:13 am

Interessante. Achei que o livro deixava isso claro, mas não deixa. Então, vou definir a regra aqui:

Um ataque de reação pode ser qualquer manobra que envolva [s]um único ataque corpo-a-corpo[/s] e que [s]normalmente consumiria uma ação básica, movimentação ou ação livre[/s].

Logo, você pode dar um golpe rápido, um golpe pesado ou até uma manobra de agarrar (se possível) como ataque de reação.

Você não pode contra-atacar com um golpe duplo (ou triplo), um golpe de duas armas ou um ataque que normalmente consumiria um ação total.
Ir para o topo Ir para baixo
https://drive.google.com/folderview?id=0B0O6h4ypgES5YURxSWlrN3Vt
O Pi

O Pi


Mensagens : 90
Data de inscrição : 01/06/2015
Idade : 36

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptyQui Set 15, 2016 5:31 pm

Lembro que, durante a criação do sistema, você manifestou preocupação com a cena do sujeito que corre e ataca corporalmente um inimigo munido de arma de fogo sem que este pudesse disparar devido à ordem da iniciativa.
Apesar da regra de Ataque de Reação especificar como ser sempre um ataque corpo a corpo, eu uso essa situação como um Ataque de Reação à distância. Como se o atacante "se movesse dentro da área defendida", como se o alcance da arma de fogo determinasse uma área maior possível de ser defendida.
Chegou a criar algo para uma situação como essa?

E por entrar no mérito de complicações do combate, como fazer com alguém com as mãos presas atrás do corpo?
Uma penalidade de -4?

E com alguém cego ou em completa escuridão?
Regra de cobertura total, talvez?
Ir para o topo Ir para baixo
Deicide
Admin
Deicide


Mensagens : 112
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 43

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptyTer Out 04, 2016 8:20 am

(Estranho, o fórum não me avisou de mensagem nova nesse tópico, por isso demorei a perceber)

Pi, uns anos atrás (mas depois de desenvolver o sistema), eu estava lendo um artigo sobre a política americana, e lá deixava claro que, se o policial hesitar, é possível a um bandido percorrer mais de uma dezena de metros e golpeá-lo/atracá-lo antes que o policial atire. Por isso uma arma de fogo não é apontada levianamente: você aponta para atirar, e usa ao menor sinal de reação.

Quando li a cena, pensei imediatamente num sistema de RPG. A jogada de Iniciativa cobre isso muito bem, indicando se houve reação a tempo. Em turnos subsequentes, o policial manter uma ação preparada (apontando a arma) enquanto aguarda a ação do oponente também cobre bem essa possibilidade.

Não sei se é uma boa permitir ataque de reação a armas à distância. Teria que testar bastante e ver se funciona bem. Pelo menos no D&D, não era legal, tornava-as muito superiores.

Sobre mãos presas, sim, -4 é apropriado.

E cegueira ou completa escuridão usa-se cobertura total, acho que no livro tem regra disso, não? Agora não tenho como verificar...
Ir para o topo Ir para baixo
https://drive.google.com/folderview?id=0B0O6h4ypgES5YURxSWlrN3Vt
O Pi

O Pi


Mensagens : 90
Data de inscrição : 01/06/2015
Idade : 36

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptyQua Out 05, 2016 6:31 pm

Eu lembro de ver um vídeo sobre "levar uma arma de fogo para uma briga de facas", acho. Mostrava várias simulações de um cara com uma faca avançando contra alguém que precisava sacar uma pistola e atirar. E a faca ia se mostrando mais eficaz, até estabelecer uma distância mínima entre eles para que a pistola fosse efetiva. O resultado era uma distância realmente grande, mais de uma dezena de metros mesmo.

Mas com uma arma já apontada, é como você disse: aponta pra atirar, e usa ao menor sinal de reação. Nessa situação específica, pensei que caberia um ataque de reação. Nem que fosse apenas contra Disparadas, onde se percorre uma distância maior. Mas concordo que a ação preparada já cobre isso.

Não lembro de ler sobre cegueira ou escuridão total no livro, mas fui pela lógica da cobertura total. A dificuldade aumenta em +3, mas não haveria Proteção, e imagino que ainda precisaria saber onde o alvo estaria. Exigiria um teste de Percepção + Prontidão pra se orientar pela audição, talvez? Que tipo de ação seria?

Como funcionaria um “mergulho de guarda-costas”? Aquele salto pra se tirar alguém do caminho do perigo ao mesmo tempo em que se coloca na frente dessa pessoa.
Ir para o topo Ir para baixo
Deicide
Admin
Deicide


Mensagens : 112
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 43

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptyQui Out 06, 2016 12:13 am

Estranho, realmente não tem regras para cegueira ou escuridão total. Jurava que tinha algo.

Bom, suas sugestões são boas. +3 dificuldade, teste para se orientar para ter chance de atacar na direção certa.

Citação :
Como funcionaria um “mergulho de guarda-costas”? Aquele salto pra se tirar alguém do caminho do perigo ao mesmo tempo em que se coloca na frente dessa pessoa.

Eu improvisaria como uma reação, Agilidade + Esquiva ou Esportes, dificuldade um pouco maior que de uma esquiva, evasão ou abrigar-se (+1? +2?). Reduz sucessos do ataque. Imagino que teria uma chance de você ser atingido no lugar do alvo, mas fico aberto a sugestões de como calcular isso.
Ir para o topo Ir para baixo
https://drive.google.com/folderview?id=0B0O6h4ypgES5YURxSWlrN3Vt
O Pi

O Pi


Mensagens : 90
Data de inscrição : 01/06/2015
Idade : 36

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptyQui Out 06, 2016 4:43 pm

Eu tinha pensado em Força + Esquiva, dificuldade 7 (ou 10 contra armas de fogo). Pensei em Força, invés de Agilidade, porque precisaria mover outra pessoa. Se fosse usar Agilidade, acho que exigiria um nível de Força mínimo pra evitar penalidade no teste.

Os sucessos da reação reduzem os sucessos do ataque. Se ainda houver algum sucesso restante no ataque, o atacante faria um novo teste com dificuldade aumentada pela cobertura (+2) e pelo movimento (+2). Não há reação. Cada sucesso nesse teste valida um sucesso remanescente do ataque contra o alvo original. Se falhar nesse teste, os sucessos remanescentes do ataque atingem a pessoa que serviu de cobertura. O que acha?
Ir para o topo Ir para baixo
Deicide
Admin
Deicide


Mensagens : 112
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 43

Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação EmptyDom Out 09, 2016 8:33 am

Você pode permitir Força + Esportes ou Agilidade + Esquiva, acho. Um indica o uso de força, o outro indica tentar derrubar o aliado por outros meios (dando uma rasteira, sei lá)

A regra de acertar ficou legal.
Ir para o topo Ir para baixo
https://drive.google.com/folderview?id=0B0O6h4ypgES5YURxSWlrN3Vt
Conteúdo patrocinado





Ataque de Reação Empty
MensagemAssunto: Re: Ataque de Reação   Ataque de Reação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ataque de Reação
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Ao Cair da Noite :: Ao Cair da Noite :: ACN Livro de Regras-
Ir para: