Ao Cair da Noite

Fórum para discussão e criação do RPG Ao Cair da Noite, de Tiago José Deicide Galvão Moreira, autor de Anjo: A Salvação e Demônio: O Preço do Poder.

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Revisões de Regras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Deicide
Admin

MensagemAssunto: Revisões de Regras   Qui Jun 02, 2016 12:05 am

Lembro-me que antes de parar de atualizar a ACN, um dos planos era coletar feedback nas regras de ACN e lançar um caderno de revisão, possivelmente um Livro de Regras 2.0 eventualmente.

Infelizmente, eu estava começando a coletar informações e não cheguei a anotar, mas lembro de ter tido ideias de Históricos novos e revisões de alguns pontos em que o sistema estava complicado ou confuso.

A única regra que me recordo criar foi em resposta à crítica (correta) de que a falta de Reações antes de seu momento de Iniciativa no primeiro turno de combate tornava os personagens muito vulneráveis. Acabei pensando na seguinte regra:

Estado de Alerta
Quando você desconfia que combate pode ocorrer a algum momento, você pode entrar em estado de alerta. Neste estado, o personagem mantém-se pronto para entrar em ação ao menor sinal de perigo e busca constantemente por ameaças. Como resultado, enquanto se mantiver em estado de alerta, você tem direito a uma reação antes de seu momento de Iniciativa no primeiro turno.

Durante o estado de alerta, o personagem está claramente atento ao ambiente, parecendo nervoso, distante ou distraído para observadores. Seus músculos estão flexionados, preparados para uma reação rápida, e você mantém a concentração em possíveis perigos, não conseguindo se focar em outras atividades. Todos os seus testes que não envolvam atenção ao ambiente ou reação rápida a perigos sofrem penalidade de -4. Isso inclui tentativas de se socializar.

----------------------------------------
Ver perfil do usuário https://drive.google.com/folderview?id=0B0O6h4ypgES5YURxSWlrN3Vt
O Pi

MensagemAssunto: Re: Revisões de Regras   Qui Jun 02, 2016 12:50 pm

Penalidade de -4 não é muito pesada? Pergunto porque comparo com a regra de Estado de Atenção (LdR, pg. 88). Acho que -2 já seria suficiente.

Digo isso porque imagino que se socializar enquanto atento a perigos seria difícil, a pessoa estaria distraída da conversa, perceptivelmente nervosa, mas não seria exatamente impossível. E -4 dados praticamente extingue uma parada de dados média.
Ver perfil do usuário
Deicide
Admin

MensagemAssunto: Re: Revisões de Regras   Qui Jun 02, 2016 4:19 pm

O Pi escreveu:
Penalidade de -4 não é muito pesada? Pergunto porque comparo com a regra de Estado de Atenção (LdR, pg. 88). Acho que -2 já seria suficiente.

Digo isso porque imagino que se socializar enquanto atento a perigos seria difícil, a pessoa estaria distraída da conversa, perceptivelmente nervosa, mas não seria exatamente impossível. E -4 dados praticamente extingue uma parada de dados média.

É uma regra não testada, então pode não estar "tunada" corretamente, mas a ideia é que seja pesada.

A maioria das interações sociais que exigem teste (sedução, cativar, etc.) é praticamente impossível numa situação assim. Afinal, sua atenção não está na pessoa, e você não está usando a totalidade do seu corpo para se expressar.

A exceção possivelmente é intimidar. Mostrar-se nervoso, irritadiço pode ajudar no ato de intimidação.
Ver perfil do usuário https://drive.google.com/folderview?id=0B0O6h4ypgES5YURxSWlrN3Vt
O Pi

MensagemAssunto: Re: Revisões de Regras   Seg Jul 18, 2016 12:38 am

Uma regra que eu achei estranha foi a de escudos. Por favor, me corrija se eu estiver errado, mas a impressão que eu tenho é que não vale a pena usar um escudo.

Aparar com uma arma é um teste de Agilidade + Armas Brancas, dificuldade 5/6/7/8, de acordo com a arma. Algumas armas, com a propriedade Bloqueio, ainda diminuem em um ponto essa dificuldade. E o personagem pode fazer um ataque de reação após aparar o golpe.

Aparar com um escudo é um teste de Agilidade + Armas Brancas, dificuldade 4/6/8, de acordo com o escudo. Mas o escudo pode provocar penalidade na Agilidade, dificultando o próprio uso do escudo. E não tem ataque de reação após aparar com o escudo, a não ser que se tenha o histórico pra lutar com duas armas, ou se ataque com o próprio escudo, que não tem regra pra isso.

Ou seja, me parece mais difícil aparar com um escudo do que com uma arma. Aparar com uma arma parece muito mais vantajoso.

A única vantagem do escudo é poder ser usado pra Aparar ataques a distância, mas só contra armas arremessadas e flechas. Seria possível ao menos Abrigar-se atrás de um escudo?
Ver perfil do usuário
Deicide
Admin

MensagemAssunto: Re: Revisões de Regras   Seg Jul 18, 2016 6:35 pm

Bom, o escudo também concede um bônus de cobertura, o que aumenta a dificuldade do seu atacante, e nenhum outro equipamento concede uma vantagem dessas.

Sobre contra-atacar após aparar com um escudo, confesso que não me lembro bem a razão dessa decisão. Talvez eu pretendesse adicionar um Histórico de lutar com escudo no futuro. Talvez eu tenha feito essa decisão após testar o sistema, não me recordo (eu me lembro de fazer uns testes do sistema em cenários medievais e na Roma Antiga).

Hoje, me parece que a restrição não faz sentido e seria legal acrescentar uma regra que permitisse contra-atacar usando a arma após aparar com o escudo, mas tenha em mente que talvez o resultado possa ser mais poderoso do que o esperado.
O Pi

MensagemAssunto: Re: Revisões de Regras   Ter Jul 19, 2016 2:58 pm

Uma especialização em uma arma oferece bônus tanto pra ataque quanto para aparar, o que torna ainda mais vantajoso usar apenas a arma, ou duas armas.

O Pi escreveu:
Seria possível ao menos Abrigar-se atrás de um escudo?
Ver perfil do usuário
Deicide
Admin

MensagemAssunto: Re: Revisões de Regras   Qua Jul 20, 2016 4:50 pm

Acho que você está ignorando demais o peso que o bônus de cobertura do escudo dá num combate. Se você está lutando com escudo, você está trocando capacidade ofensiva por defensiva, o que é normal. Você vai ter mais dificuldade para acertar, mas também será mais difícil feri-lo. Além do mais, o escudo beneficia o combatente menos hábil.

Tecnicamente, é possível uma especialização "lutar com escudo" que te daria bonus nos ataques e aparos ao lutar com um escudo (não significa "atacar com escudo").

E, pela lógica, só um escudo-torre permitiria a você se abrigar. Outros escudos não são suficientes para cobrir seu corpo e o bônus de cobertura já é suficiente para simular o abrigo.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Revisões de Regras   

Revisões de Regras
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» REGRAS DE CONDUTA
» Peixe Chocolate Catfish - Ficha Técnica-
» Layout Iwagumi.
» Regras de utilização do Fórum dos Exóticos
» REGRAS DO FÓRUM.